

RPG - Reeducação Postural Global
A Reeducação Postural Global, conhecida por suas iniciais RPG, é um método da fisioterapia criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. Nasceu de sua obra “Campo Fechado” publicada em 1981, na França, depois de anos de pesquisas na área de biomecânica.
A RPG consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.
FUNDAMENTOS DA RPG
· INDIVIDUALIDADE : ninguém sofre da mesma maneira, cada pessoa é única e reage de maneira diferente, por isso todo tratamento deve ser individualizado
· CAUSALIDADE : a verdadeira causa do problema pode estar longe do seu sintoma, não devendo se tratar apenas o local da dor
· GLOBALIDADE : tratamento do corpo humano como um todo, sendo um trabalho corporal ativo levando em conta oito posições que colocam o corpo todo em estiramento para que sejam observadas as tensões
Trata o indivíduo, não a doença, pois cada pessoa reage de forma diferente a um determinado problema. O tratamento com RPG pode ser utilizado em grande parte das patologias do sistema neuromusculoesquelético, agudas ou crônicas, com ou sem sintomas.
São exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo. Há posturas variadas que vão desde sentada no chão, deitada e até mesmo em pé.
Quem pode tratar?
Indivíduos de qualquer idade, tanto para prevenir as consequências da má postura, como no caso de jovens e crianças, quanto para combater as dores ocasionadas por problemas posturais, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos.
Dores na coluna, hérnias de disco, disturbios da ATM
Lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais
Deformações da coluna: hipercifose, hiperlordose, escoliose
Doenças respiratórias (asma/bronquite), somáticas (distúrbios circulatórios e digestivos), reumatológicas (artrite, artrose, bursite, tendinite, problemas de períneo (como a incontinência urinária)